Cerejas

Silêncio

A Câmara Municipal está tratando de abolir os barulhos harmoniosos da cidade: os auto-falantes e as vitrolas. [...]
Gosto daqueles móveis melódicos e daquelas cornetas altíssonas. Fazem bem aos nervos. A gente anda, pelo centro, com os ouvidos cheios de algarismos, de cotações da bolsa de café, de câmbio, de duplicatas, de concordatas, de "cantatas", de negociatas e outras cousas chatas. De repente, passa pela porta aberta de uma dessas lojas sonoras e recebe em cheio, em plena trompa de Eustáquio, uma lufada sinfônica, repousante de sonho [...] E a gente pára um pouco nesse halo de encantado devaneio, nesse nimbo embalador de música, até que a altíssima farda azul marinho venha grasnar aquele horroroso "Faz favorrr, senhorrr!", que vem fazer a gente circular, que vem repor a gente na odiosa, geométrica, invariável realidade do Triângulo - isto é, da vida."
Urbano (Guilherme de Almeida), 1927.

20 de maio de 2011

No próximo semestre

Estou contente em divulgar que no próximo semestre irei oferecer uma disciplina optativa (1 turma à tarde e outra à noite) chamada "Música Popular e colecionismo". É um jeito de casar estudos de museologia e música popular, juntando interesses e minha trajetória como pesquisador e profissional de museus nos últimos 10 anos. Além dos alunos dos cursos da ECI (Museologia, Arquivologia e Biblioteconomia) acho que seria interessante ter na turma estudantes da Música, da FAFICH, da FALE. Vou solicitar que sejam reservadas vagas de eletiva para isso. Vou botar a ementa e deixo espaço aberto nos comentários para sugestões.
Título: Música popular e colecionismo
Ementa:
O conceito de música popular. Música popular enquanto documento em diversos suportes e formatos: da partitura ao disco de vinil, do videoclip ao digital. Reflexões teóricas sobre coleções e colecionismo. As coleções privadas e públicas: discotecas, arquivos fonográficos, museus de imagem e som, blogs e sítios eletrônicos. Música popular, cultura, consumo e identidade.

Um comentário:

  1. interessante esta disciplina,gostaria muito de estudar ela,seria muito bom aprender cada vez mais sobre a MPB e o mundo das coleções,já que eu coleciono moedas e cedulas do Brasil e do mundo.Quem sabe na Univale não poderia ter esta disciplina no próximo semestre.

    ResponderExcluir