Este
podcast traz, ao longo de seis episódios, resultados de pesquisas
coordenadas pelo professor Luiz Henrique Garcia, da ECI/UFMG, com um
olhar sobre conceitos centrais e investigações em torno da relação da
música popular com a cidade, o patrimônio cultural, os museus e a
memória social. É uma ação que conjuga pesquisa, extensão e ensino, na medida em que disponibiliza para um público mais amplo resultados de investigações e materiais que foram explorados em sala de aula.
1. O Clube da Esquina caracteriza-se por um
conjunto de práticas musicais e estéticas que utiliza fontes
diversificadas. Procuro compreender o complexo fluxo de trocas culturais
envolvidas na construção de uma identidade cosmopolita que não
descuidou do elemento local, nem o reduziu ao exótico, tomando a
“esquina” como uma expressão simbólica dessa síntese.
Para saber mais:
GARCIA,
Luiz Henrique A. Canções Feitas na Esquina do Mundo: música popular e trocas
culturais na metrópole através da obra do Clube da Esquina. Revista Brasileira de Estudos da Canção.
, v.1, p.40 - 61, 2012. [link]
2. Vamos investigar como a música popular, através
de trocas culturais que marcam a construção de identidades atribuídas a
grupos e lugares, define vínculos e fronteiras no tecido urbano, ao
mesmo tempo em que evidencia as trajetórias traçadas pelos músicos que o
atravessam.
Para saber mais:
GARCIA,
Luiz Henrique A. Em meus olhos e ouvidos: música popular, deslocamento no
espaço urbano e produção de sentidos em lugares dos Beatles. Estudos Históricos (Rio de Janeiro). ,
v.24, p.99 - 118, 2011. [link]
3. Alguns processos de patrimonialização consideram a cidade a partir de suas qualidades arquitetônicas, estatísticas e documentais, e deixam de pensá-la em situação e em processo. Iremos mostrar como alguns espaços na cidade de Belo Horizonte são afetados por ações museológicas realizadas pelo Museu Clube da Esquina (MCE) e avaliá-las a partir de percepções do público levantadas através de pesquisas e trabalhos de campo desenvolvidos num diálogo entre museologia, história e etnografia.
Para saber mais:
4. A proposta é discutir a exposição
permanente do museu The Beatles Story, em Liverpool, Inglaterra, que
basicamente é uma sequência cronológica que reconstitui a história dos
Beatles, biograficamente falando, quase sempre, pela associação a lugares.
Para saber mais:
GARCIA, Luiz Henrique
A. Há lugares que eu me lembro: encenando o espaço urbano na exposição
permanente do museu The Beatles Story. In: Anais
do II Seminário Brasileiro de Museologia. Recife: MUHNE/Fundaj, 2016. v. 1.
p. 1-16. [link] [link apresentação]
5. É notável a participação no período da
redemocratização brasileira dos músicos associados ao Clube da Esquina.
Abordamos aqui suas escolhas e invenções estéticas e
políticas, evidenciando em sua obra o balanço histórico do que se
passara e a reivindicação por viver um novo tempo democrático.
Para saber mais:
GARCIA, L. H.; ARAÚJO, M. S.; PÚBLIO, H. L. L. “Mesmo assim não custa inventar uma nova canção”: o Clube da Esquina e a redemocratização no Brasil (1978-1985). Música Popular em Revista, Campinas, ano 5, v. 2, p. 61-87, jan.-jul. 2018. [link]
6. Buscamos aqui compreender a atribuição de
sentido e valor patrimonial à música popular, considerando o processo
histórico e social que lhe tornou objeto de consagração pelas
instituições do Patrimônio e de processos plurais de apropriação.
Para saber mais:
GARCIA, Luiz Henrique
A.; PÚBLIO, Hudson Leonardo Lima; SANTANA, Isac Daniel. Os Sentidos de Lugar e
os Lugares de Sentido da Música Popular como Patrimônio Cultural na Cidade. In:
14 Musimid. São Paulo, 2018, 12p. [link]
Edição especial
Reedição especial do 5º episódio, com participação especialíssima do meu parceiro Dan Oliveira, músico e produtor de alto gabarito, esmiuçando as canções Todo Prazer, Sol de Primavera e Coração de Estudante de forma didática e com exemplos executados por ele mesmo.
Realização: SOMMUS (Grupo de Estudos Som e Museologia) - coord.: Prof. Dr. Luiz H. Garcia
Produção e roteiro: João Marcos Veiga
Locução: Isabela Morais
Auxílio financeiro: FAPEMIG
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