Cerejas

Silêncio

A Câmara Municipal está tratando de abolir os barulhos harmoniosos da cidade: os auto-falantes e as vitrolas. [...]
Gosto daqueles móveis melódicos e daquelas cornetas altíssonas. Fazem bem aos nervos. A gente anda, pelo centro, com os ouvidos cheios de algarismos, de cotações da bolsa de café, de câmbio, de duplicatas, de concordatas, de "cantatas", de negociatas e outras cousas chatas. De repente, passa pela porta aberta de uma dessas lojas sonoras e recebe em cheio, em plena trompa de Eustáquio, uma lufada sinfônica, repousante de sonho [...] E a gente pára um pouco nesse halo de encantado devaneio, nesse nimbo embalador de música, até que a altíssima farda azul marinho venha grasnar aquele horroroso "Faz favorrr, senhorrr!", que vem fazer a gente circular, que vem repor a gente na odiosa, geométrica, invariável realidade do Triângulo - isto é, da vida."
Urbano (Guilherme de Almeida), 1927.

As 30 mais geniais do Clube da Esquina, por Pablo Castro - série completa



Há muito tempo eu e o meu parceiro Pablo Castro vínhamos conversando sobre a possibilidade de fazer, para a música popular brasileira, algo nos moldes do projeto "Notes on...series" do musicólogo norte-americano Alan W. Pollack. Num impulso daqueles que vira e mexe ataca os criadores inquietos, ele pôs a mão na massa crítica e começou o projeto justamente pela obra do Clube da Esquina, que para nós é uma referência fundamental. Se um dia comecei a entender com mais precisão o que seria  propriamente o Clube da Esquina, o Pablo é o grande responsável, como está contado na introdução da minha tese. Assim me dá grande satisfação mais esse desdobramento da nossa parceria, há tanto imaginado, agora aparecer aqui. Com vocês, sem mais, as 30 mais geniais do Clube da Esquina, por Pablo Castro...

--##--

Long ago me and my partner Pablo Castro were talking about the possibility of making to Brazilian Popular Music, something like the "Notes on ... series" by U.S. musicologist Alan W. Pollack. In one of those motions that on and on occurs to restless creators, he put his hands-on "critical mass" and began the project precisely by the work of Clube da Esquina (Corner Club), which is an essential reference for us. If there was a time when I began to understand better what would properly be the Corner Club, Pablo is largely responsible, as I told in the introduction of my thesis. This new deployment of our partnership,imagined long ago, that now appears here, gives me great satisfaction. So I present to you, without further ado, the 30 most brilliant of the Corner Club, by Pablo Castro ...


--##--

Qualquer lista das x mais costuma ser inútil quando não é a sua própria! Decidi fazer algumas listas, no sentido até de aplicar a quem não conhece obras que eu considero muito importantes. De forma que começo com a lista das 30 mais geniais do Clube da Esquina! Pode-se considerar 30 um número um pouco grande, mas ainda é muito complicado condensar as pérolas mais raras de um grupo tão forte de compositores. [Pablo Castro]

Parte 1 -  de 1 a 6
Parte 2 -  de 7 a12
Parte 3 -  de 13 a 18
Parte 4 -  de 19 a 24
Parte 5 - de 25 a 30

Lista completa das músicas:
[para ouvir na sequência, a playlist criada e gentilmente cedida pelo Daniel Fernandes
Nota do editor 2015: a lista está com alguns vídeos excluídos, mas por considerá-la um gesto de colaboração e gentileza, mantenho o agradecimento e o link, aqui]




1- Rio Doce ( Beto Guedes-Tavinho Moura- Ronaldo Bastos) 1981- disco Contos da Lua Vaga.
2-Via Láctea ( Lô Borges- Ronaldo Bastos ) 1979 - do disco Via Láctea.
3- Falso Inglês ( Toninho Horta - Fernando Brant ) 1979- do disco Terra dos Pássaros.
4- Gran Circo ( Milton Nascimento - Márcio Borges ) 1975 - do disco Minas.
5- Canoa , Canoa ( Nelson Ângelo - Fernando Brant ) 1978 - do disco Clube da Esquina 2.
6- Tesouro da Juventude ( Tavinho Moura - Murilo Antunes ) 1981- do disco Contos da Lua Vaga.
7-A Página do Relâmpago Elétrico ( Beto Guedes - Ronaldo Bastos) 1977- do disco A Página do Relâmpago Elétrico.
8- Tema dos Deuses ( Milton Nascimento ) dos discos Milagre dos Peixes 73, Milagre dos Peixes Ao Vivo 1974, e Som Imaginário 1970.
9-Beijo Partido ( Toninho Horta ) 1975- do disco Minas e do disco Terra dos Pássaros, 1979.
10-Viver, Viver ( Lô Borges-Murilo Antunes- Márcio Borges) 1981 , do disco Nuvem Cigana.
11-Novena ( Milton Nascimento-Márcio Borges ) 1978, do disco Amor de Índio , e Angelus , de 1992.
12-Pai Grande ( Milton Nascimento) 1969- do disco Milton Nascimento ( o da Igrejinha), do disco Milton 1970, e do disco Missa dos Quilombos 1982.
13- Céu de Brasília ( Toninho Horta - Fernando Brant ) do disco Terra dos Pássaros , 1979.
14-Cruzada ( Tavinho Moura- Márcio Borges) 1979- do disco Sol de Primavera, e 1977 do disco Como Vai Minha Aldeia.
15- O que foi feito de Vera (deverá) ( Milton Nascimento - Fernando Brant - Márcio Borges) de 1978, do disco Clube da Esquina 2.
16- Tiro Cruzado ( Nelson Ângelo - Márcio Borges) 1972,do disco Nelson Ângelo e Joyce.
17- Caso Você Queira Saber ( Beto Guedes - Márcio Borges) 1973- do disco Beto Guedes, Toninho Horta, Novelli e Danilo Caymmi, e também no disco Minas 1975.
18-O Trem Azul ( Lô Borges e Ronaldo Bastos ) Do disco Clube da Esquina, 1972.
19- Um Gosto de Sol ( Milton Nascimento - Ronaldo Bastos) Do disco Clube da Esquina , 1972.
20- Saudade dos Aviões da Panair ( Milton Nascimento-Fernando Brant) 1975, do disco Minas.
21-Fazenda ( Nelson Ângelo ) do disco Gerais, 1976.
22-Milagre dos Peixes ( Milton Nascimento-Fernando Brant ) Do disco Milagre dos Peixes , 1973, e Milagre dos Peixes ao vivo- 1974.
23- Pedra da Lua ( Toninho Horta-Cacaso) do disco Terra dos Pássaros de 1979.
24- Paixão e Fé ( Tavinho Moura - Fernando Brant ) 1978, do disco Clube da Esquina 2.
25-Feira Moderna ( Beto Guedes - Lô Borges - Fernando Brant) 1970 do disco Som Imaginário, e 1978, do disco Amor de Índio.
26- Vento de Maio ( Telo Borges - Márcio Borges ) do disco Via Láctea, 1979.
27- Canção do Novo Mundo ( Beto Guedes - Ronaldo Bastos) 1981, do disco Contos da Lua Vaga.
28- Canção Postal ( Lô Borges - Ronaldo Bastos ) 1972/73 do disco do Tênis
29- Tudo que você podia ser ( Lô Borges - Márcio Borges ) do disco Clube da Esquina, 1972, e Via Láctea, 1979.
30- Clube da Esquina ( Milton Nascimento - Lô Borges - Márcio Borges) do disco Milton, 1970.

28 comentários:

  1. Nossa, nem acredito que a primeira é Rio Doce!!! Eu sabia! Eu ADOROOOO essa canção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian, obviamente também gostamos muito de Rio Doce. Eu além de tudo morei e trabalhei pertinho dele, em 2010, quando estava na Univale em Gov. Valadares. Aliás qualquer hora voz escrever justamente sobre a relação entre as canções e os rios...
      http://massacriticampb.blogspot.com.br/2011/12/voz-das-aguas.html

      Excluir
  2. por mais que seja errado, merecia um link para download.
    Minas é Minas, como tenho orgulho de ser mineiro e como gosto mais ainda de ouvir nossas músicas, parabéns pela compilação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leonardo. Através dos links do you tube ou Grooveshark, Soundcloud e outros players, costumo disponibilizar meios para que os leitores do blog ouçam as músicas no momento em que estão lendo os textos. Não penso em links para download... Quem sabe não posso compilar uma lista de blogs que disponibilizam downloads relacionados. Obrigado pela sugestão.

      Excluir
  3. Bacana, mas simplesmente se esqueceram do 14 Bis.
    Uma pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lucas, não creio que esquecemos, o germe do 14 Bis está presente, é só ver a ficha de discos como A página do relâmpago elétrico. Essa primeira lista está centrada no núcleo definidor da obra do Clube da Esquina, mas ela é tão vasta e multifacetada que estamos absolutamente conscientes da necessidade de fazer outra. Aqui mesmo no blog há postagens que abordam o 14 Bis, como uma sobre a faixa de Abbey Road que vc certamente adivinhará qual canção deles aparece. Fique de olho em futuras listas!

      Excluir
  4. Essas canções são lindas. Transcenderam a dimensão do tempo em que foram criadas e se tornaram eternas. Viva o Clube da Esquina e seus incomparáveis compositores!!!

    ResponderExcluir
  5. Dentre as preciosidades garimpadas e bem lapidadas pelos sócio-fundadores do Clube da Esquina, as que foram postadas nesta seleção estão certamente na minha preferência. Alguns dos meus amigos, apreciadores destas belezas raras concordariam também. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que beleza Mário, são mesmo todas pérolas.
      E logicamente há várias que ficaram de fora que igualmente poderiam estar por aqui. Grande probabilidade de pintar outra lista com mais 30!

      Excluir
  6. Oi Xandinho, beleza? Confira a resposta que dei ao Lucas di Assis que também perguntou pelo 14bis.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. GEnte...por favor, qual o endereço do clube da esquina em Governador Valadares. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela feliz idéia. Muita coisa boa num só lugar.

    Dermival - Cuiabá

    ResponderExcluir
  9. Essa iniciativa é tão bem-vinda. Obrigada por essa seleção preciosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Cláudia, nós que agradecemos a presença. Volte sempre!

      Excluir
  10. Sensacional essa lista. Sempre fui fã do Milton, mas recentemente tenho me interessado cada vez mais por toda a geração que ajudou a consolidar o Clube da Esquina como uma das expressões culturais mais interessantes da nossa música. Não sei como vivi tanto tempo sem ouvir Feira Moderna e outras pérolas aqui citadas. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Vitor Figueira13 de junho de 2014 às 22:57

      Ass: João Vitor Figueira

      Excluir
    2. Caro João Vitor,
      Que satisfação saber que você gostou da lista e admira a obra do Clube da Esquina como nós. Obrigado pela presença e volte sempre.
      Abraços

      Excluir
  11. na obra do Flávio existem umas 3 canções que se encaixam aí. Mas são 30 maravilhas, os motivos de esquecerem devem ser por mera amnesia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não meu bom. É que o Pablito Covid Ambulante e perseguido, não gosta do Venturini por motivos que os mais próximos conhecem, inclusive alguns abominam, com certeza. O menino é rancoroso por que ninguém a não ser os frequentadores dos submundos de Santê que bebem cachaça demais para avaliar qualquer coisa.

      Excluir
  12. Agradeço de coração aos radinhos de pilha e às estações de rádio que não me deixaram perder o trem da história. Quanto talento tem meus conterrâneos. Magos dos sons e das letras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlio, que massa seu comentário aqui. A lista segue viva, igual ao Clube da Esquina!

      Excluir