Cerejas

Silêncio

A Câmara Municipal está tratando de abolir os barulhos harmoniosos da cidade: os auto-falantes e as vitrolas. [...]
Gosto daqueles móveis melódicos e daquelas cornetas altíssonas. Fazem bem aos nervos. A gente anda, pelo centro, com os ouvidos cheios de algarismos, de cotações da bolsa de café, de câmbio, de duplicatas, de concordatas, de "cantatas", de negociatas e outras cousas chatas. De repente, passa pela porta aberta de uma dessas lojas sonoras e recebe em cheio, em plena trompa de Eustáquio, uma lufada sinfônica, repousante de sonho [...] E a gente pára um pouco nesse halo de encantado devaneio, nesse nimbo embalador de música, até que a altíssima farda azul marinho venha grasnar aquele horroroso "Faz favorrr, senhorrr!", que vem fazer a gente circular, que vem repor a gente na odiosa, geométrica, invariável realidade do Triângulo - isto é, da vida."
Urbano (Guilherme de Almeida), 1927.

26 de setembro de 2011

Show Pablo Castro – Projeto Songbook

"Caetano é figura central na cultura brasileira, difícil exagerar sua importância. Agora, o que mais nos interessa é seu cancioneiro, que é uma vasta obra em que reluzem a poesia urbana icônica irônica com uma música que se apropria de várias dicções cancionais , em variados graus de sofisticação/simplicidade, que vão no sentido da revelação de verdades ocultas ... ou não !Interessante também notar as várias fases dele como compositor ; antes do Tropicalismo, ele lançou o disco Domingo (67), posteriormente desprezado pelo próprio autor, caracterizando-o como sub-bossa-nova, o que me parece injusto, porquanto há ali um barroquismo melódico hamônico que ainda vai estar presente na fase tropicalista , em canções como Clara, Paisagem Útil, etc ..." (Pablo Castro)
Show Pablo Castro – Projeto Songbook
terça, 27 de setembro · 21:00 - 21:30
Mezanino da Livraria da Travessa
R. Pernambuco, 1286 – Savassi, 2º andar
Belo Horizonte
Terça-feira tem projeto Songbook, dessa vez sobre a obra de Caetano Veloso, com a ajuda luxuosa de Yuri Vellasco (bateria) e Paulim Sartori (contrabaixo), na Travessa, a partir das 21h.

Um comentário:

  1. Projeto Songbook, do meu amigo e parceiro Pablo Castro, amanhã na Travessa (BH). Uma grande ideia que agora tomou forma e vale a pena uma conferida.

    ResponderExcluir