Cerejas

Silêncio

A Câmara Municipal está tratando de abolir os barulhos harmoniosos da cidade: os auto-falantes e as vitrolas. [...]
Gosto daqueles móveis melódicos e daquelas cornetas altíssonas. Fazem bem aos nervos. A gente anda, pelo centro, com os ouvidos cheios de algarismos, de cotações da bolsa de café, de câmbio, de duplicatas, de concordatas, de "cantatas", de negociatas e outras cousas chatas. De repente, passa pela porta aberta de uma dessas lojas sonoras e recebe em cheio, em plena trompa de Eustáquio, uma lufada sinfônica, repousante de sonho [...] E a gente pára um pouco nesse halo de encantado devaneio, nesse nimbo embalador de música, até que a altíssima farda azul marinho venha grasnar aquele horroroso "Faz favorrr, senhorrr!", que vem fazer a gente circular, que vem repor a gente na odiosa, geométrica, invariável realidade do Triângulo - isto é, da vida."
Urbano (Guilherme de Almeida), 1927.

10 de outubro de 2015

1a. c/ a 7a. - O Clube na tela, a tela no Clube

Para subsidiar uma pesquisa em andamento resolvi fazer essa compilação de referências audiovisuais associadas ao Clube da Esquina. Trata-se de um primeiro esforço sem pretensão de esgotar a listagem. Optei por não incluir shows, o que implicaria uma outra pesquisa e talvez uma lista separada. Preocupei-me mais em explorar a diversidade de opções, e simultaneamente a disponibilidade do acesso. Para não deixar a postagem pesada optei por colocar, em alguns casos, apenas os links. Fica também, como sempre, o convite aos leitores para que contribuam com comentários e indicações. Compilo ainda alguns trechos de meus escritos acadêmicos relacionados ao tema, como forma de adensar um pouco esse trabalho de seleção.


Envolvimento com o cinema
O cineclubismo em Belo Horizonte foi um belo exemplo, e não podemos esquecer que o CEC(Centro de  Estudos Cinematográficos) seria não só ponto importante para a formação estética do letrista Márcio Borges, como também um dos nós na rede de intercâmbios pessoais dos membros do Clube.(...)As fronteiras e distâncias começavam a ser definitivamente superadas pela tecnologia da comunicação de massa. Não surpreende que a juventude encontrasse no cinema e na música popular os melhores canais de divulgação de sua identidade e expressão de seus anseios:

“Parecia, por exemplo, que a nouvelle-vague era um fenômeno que acontecia ali todos os sábados, no auditório do CEC, e os estudantes de Nanterre, França, eram os mesmíssimos da Faculdade de Filosofia ali no bairro Santo Antônio, ou os de Berkeley, EUA.” (BORGES, 1996, p.111)

A obra do Clube da Esquina (e em toda aquela geração de compositores da MPB), de várias maneiras, mostra como as fronteiras artísticas tradicionais tinham sido rompidas. Nunca é demais lembrar que o cinema estava no próprio germe do Clube da Esquina. Depois das três sessões de Jules et Jim, de Truffaut, quando Márcio Borges e Milton Nascimento iniciaram sua parceria, incitados pelo filme a dar vazão a sua criatividade. Márcio era cinéfilo, cineasta amador e freqüentador do Centro de Estudos Cinematográficos Posteriormente, Milton desenvolveu uma frutífera parceria com o cineasta Ruy Guerra, que também se tornou seu parceiro e utilizou as músicas como trilhas de seus filmes: Canto Latino, A Chamada, Bodas, Cadê entre outras. Tavinho Moura foi outro que muitas vezes participou da elaboração de trilhas cinematográficas, ganhando vários prêmios. 


Jules e Jim (1962). F. Truffaut. [link do trailer]
Contos da Lua Vaga (1953). filme de Kenji Mizoguchi. [link]



Os deuses e os mortos (1970). Direção de Ruy Guerra, trilha de Milton Nascimento.

A queda (1976).  Direção de Ruy Guerra, trilha de Milton Nascimento. [postagem completa, aqui] . "E daí? (A queda)", música de Milton Nascimento para letra (!) de Ruy Guerra. Daí a vontade de postar sobre, inclusive pq a gravação que surge no início e ao final do filme é diferente daquela do álbum Clube da Esquina 2.

Jango (1984). [trilha Wagner Tiso, aqui]

Fitzcarraldo (1982). [atuação de Milton Nascimento, aqui]

Cabaré Mineiro [trilha de Tavinho Moura, aqui].


   “Diante do possível ‘devoro-te’, da máquina comercial de agora, a postura irreverente do decifrado Mílton pode preparar um hábil gesto de defesa. Conquistado o sucesso de público, ele pretende seguir um velho plano de dedicar-se à carreira de ator de cinema e compositor de trilhas sonoras. Talvez o aparecimento de uma nova esfinge.” MORAES, Renato de. “A voz da esfinge”. Veja. São Paulo: Abril, 3/05/1972, p.56.
 Dona Olímpia, personagem popular de Ouro Preto, inspirou a belíssima canção homônima de Toninho Horta e Ronaldo Bastos. Descobri por andanças digitais esse trecho de um curta sobre ela, cuja trilha é assinada pelo Toninho, que em sua gravação de 1979 inseriu justamente o áudio do documentário no início da faixa. link para a postagem [aqui]

Registros audiovisuais do Clube

Em programas de televisão
E a perplexidade de Jaguar, ao ver o pessoal do Som Imaginário “(...)num embalo de sambão que me pegou de surpresa(...)” ? “Show Gal Costa e Som Imaginário”. O Pasquim, n º 83, 4-10/02/1971, p.15.  Postagem com o programa da TV Tupi incorporado, [aqui]



A jornalista Leda Nagle entrevista o cantor e compositor Milton Nascimento, em 17/01/1987, no Jornal Hoje da Rede Globo. [link]

    Milton Nascimento at Japanese TV program "Live under the Sky 1991. E toca Milagre dos Peixes com H.Hancock, W. Shorter, Stanley Clarke e Robertinho Silva. [link]

O som do vinil. Clube da Esquina (disco). Edição: André Markwald; Direção: David Burger; Produção: Bravo; Pesquisa e apresentação: Charles Gavin [aqui]

O som do vinil. Som Imaginário. A matança do porco (disco). [aqui

Trechos do programa MPB Especial com Milton Nascimento no quadro Arquivo do Radiola na TV Cultura [aqui

     Matéria sobre 30 anos  do show na fazenda Paraíso, perto de Três Pontas. [link] [parte 2]

Milton Nascimento Ensaio Tv Cultura 2009 [link]

Wagner Tiso entrevistando Beto Guedes na extinta TV Manchete. A pergunta é sobre a preferência em relação a tocar em estúdio ou no palco. E na sequência Beto apresenta uma das pérolas de seu repertório (parceria com Ronaldo Bastos), "Amor de índio".link para a postagem, [aqui]

Making of DVD "Intimidade Lô Borges"  [link]
Depoimentos ao Museu Clube da Esquina [encadeados] [link]

Vídeos musicais:
LUMIAR-BETO GUEDES-VIDEO ORIGINAL-ANO 1977 .[link]
Som Imaginário - A Nova Estrela (1971) [link]


*[Retificação e reparo: Penitencio-me aqui publicamente por ter deixado de informar uma série de informações relevantes  e precisas sobre o material que segue, disponível no site http://www.guesaaudiovisual.com , o que faço atendendo a justa cobrança encaminhada pelo próprio realizador Sérvulo Siqueira]

Documentário Cantos do Paraíso, em sua 5a. versão, finalizada em 2008 com uma nova equipe de pós-produção:

Cantos do Paraíso
Produção e Realização - Sérvulo Siqueira
Produção Executiva - Helena Falcão
Tratamento de áudio - Bruno Tavares
Correção de cor - Brauner Machado
Edição Final - Dio Oliveira
Teatro Municipal de São Paulo: Música ambiente do ensaio
do show Milagre dos Peixes ao vivo [link]  
     Anfiteatro da USP: Ao que vai nascer - Milton Nascimento e Fernando Brant [link] 
     Duração: 54
  Destaca-se ainda a participação de Nivaldo Ornelas, importante compositor e instrumentista que naquele momento compunha a formação do Som Imaginário. 

Texto com ficha técnica [link]

Há também quatro clipes que pertencem ao documentário Milagre dos Peixes [aqui]


Documentários

A sede do Peixe. Documentário cinematográfico dirigido por Lula Buarque de Holanda e Carolina Jabor: , Rio de Janeiro: Conspiração Filmes, 70 min., 1998. [link]

Mil sons geniais. Paulo Vilara.  2004. 55 min. [link]

 "Sobre Amigos e Canções" [link] que conta a história do movimento musical mineiro Clube da Esquina. Produzido como trabalho final do curso de Jornalismo da PUC-SP, o filme superou expectativas e foi exibido na TV Cultura e em diversos festivais e mostras. As diretoras entrevistaram e acompanharam, durante todo um ano, músicos como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso, Toninho Horta e outros. Além das histórias contadas pelos protagonistas do movimento, o documentário é recheado com um material de pesquisa rico em imagens históricas. Direção e Roteiro: Bel Mercês e Leticia Gimenez; Edição: Thais Cortez; Apoio: TV PUC / TV Cultura 

Milton Nascimento = Documentário sobre o Clube da Esquina = De Minas Mundo [parte 1] [parte 2]

Violões de Minas . Documentário sobre o violão em Minas Gerais. Participação de Toninho Horta, Juarez Moreira, Gilvan de Oliveira, Chiquito Braga, José Lucena, Aliéksey Vianna, entre outros. [link]

Violão Ibérico: Toninho Horta fala sobre seu estilo e as influências [link]; Toninho Horta toca Meu canário vizinho azul [link]. Toninho Horta conta como faz para "ampliar o som do violão" [link] Toninho é um dos personagens de destaque do livro Violão Ibérico, do jornalista espanhol Carlos Galilea, sobre a trajetória de nosso instrumento mais popular e democrático. Entrevista Milton Nascimento sobre violão Txai [link]

4 comentários:

  1. Prezado Luiz Henrique,
    Os vídeos que você postou em seu site ‒ embora tenham sido realizados durante o show Milagre dos Peixes Ao Vivo ‒ não fizeram parte do documentário do mesmo nome, concluído em 1975. Tanto o clipe sobre ensaio realizado no Teatro Municipal quanto a edição do show ao ar livre no Anfiteatro da USP estão integrados à narrativa de Cantos do Paraíso, finalizada em 2008 com uma nova equipe de pós-produção. A ficha técnica correspondente encontra-se no link http://www.guesaaudiovisual.com/Creditos.htm do meu site e é a seguinte:

    Cantos do Paraíso
    Produção e Realização - Sérvulo Siqueira
    Produção Executiva - Helena Falcão
    Tratamento de áudio - Bruno Tavares
    Correção de cor - Brauner Machado
    Edição Final - Dio Oliveira
    Teatro Municipal de São Paulo
    Música ambiente do ensaio
    Anfiteatro da USP
    Ao que vai nascer - Milton Nascimento e Fernando Brant
    Duração: 54'

    Peço-lhe que, por favor, corrija esta informação. Acredito que também seria importante que você fornecesse o endereço do site www.guesaaudiovisual.com onde os vídeos são exibidos.
    Atenciosamente,
    Sérvulo Siqueira

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  2. Prezado Luiz Henrique,

    Para quem se apresenta como um pesquisador, seu texto carece de informações.

    Em primeiro lugar, a realização de um documentário sobre o espetáculo musical Milagre dos Peixes foi concebida por três pessoas ─ Milton Nascimento, Márcio Borges e eu ─ em 1974. Do material filmado ─ quase 90 minutos registrados por duas câmeras 16 mm ─ foram realizadas cinco edições: a primeira em 1975 com a duração de 35 minutos; a segunda, San Pablo, uma ampliação em 35 mm para que ser pudesse ser exibida nos cinemas, com a duração de 9 minutos; a terceira concluída em 2000, já em formato digital, com pequenas modificações em relação à primeira; a quarta se constituindo em clipe para a Internet, mais tarde retirado devido aos muitos atos de pirataria; e, finalmente, a quinta mas não provavelmente a última, finalizada em 2008, e que veio a se chamar Cantos do Paraíso.

    Os dois clipes que você postou em seu site pertencem ao documentário Cantos do Paraíso. Não de trata, portanto, de apenas uma “filmagem de Sérvulo Siqueira” como você afirmou, mas da quinta versão de um documentário que, infelizmente, não pôde ser visto plenamente até agora.

    Causa-me espanto que você ─ como pesquisador que é ─ nunca tenha me manifestado o desejo que ver estes trabalhos, quando eu sempre estive disposto a exibi-los, como o faço com frequência em escolas e centros culturais. Por outro lado, há também no meu site www.guesaaudiovisual.com quatro clipes que pertencem ao documentário Milagre dos Peixes e que você não menciona em sua apresentação.

    Seu texto também omite Nivaldo Ornelas, excelente instrumentista e compositor, que criou trilhas musicais para o cinema.

    Atenciosamente,
    Sérvulo Siqueira

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    1. Caro Sérvulo,
      Estou procedendo às retificações e desculpo-me pela inconsistência das informações. Seu incômodo é coberto de razão e só posso me penitenciar por ter feito a postagem de forma apressada e considerado suficiente encaminhar a ficha técnica pelo link, como consta lá. Esta postagem compõe-se eminentemente como listagem, e vários materiais audiovisuais são arrolados sem maiores indicações. Suas observações, além de permitirem a correção, me levaram também a rever a forma com que tenho feito alguns últimos trabalhos, sem o apuro costumeiro. Por isso também, lhe agradeço. Outra coisa, sendo possível claro que gostaria de ver na íntegra a quinta versão. Por fim, peço encarecidamente que confira as retificações e me informe se está de acordo. Mais uma vez desculpo-me pelos equívocos.

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  3. Prezado Luiz Henrique,

    Estou viajando para BH, onde devo ficar por pouco tempo para tratar de assuntos pessoais. Levo duas cópias do Cantos do Paraíso - uma em DVD e outra em uma fita DVCAM - para a possibilidade de uma eventual exibição. Se você tiver tempo e interesse, escreva para meu e-mail: servulosiqueira@gmail.com e, por favor, forneça um telefone por meio do qual possamos nos comunicar de forma mais direta.

    Um abraço do
    Sérvulo

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