-- // --
"Ontem tive o prazer de comparecer ao lançamento do livro de Chico Amaral sobre a música de Milton Nascimento. Sem falar na generosidade de um músico de seu nível , exímio saxofonista, compositor e letrista consagrado, se dedicar a mergulhar na obra de um outro artista, fica claro que só alguém como ele, multifacetado, ilustrado, profundo conhecedor da música em geral, e sua história, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, e próximo a Bituca, de quem é parceiro, seria capaz de falar profundamente sobre a MÚSICA de Milton, arrancar dele , além de vários causos, pequenas pistas sobre a abissal originalidade que , tal como conto de fadas, foi ultrapassando as barreiras , desafiando a lei das probabilidades, e se impondo como uma das obras musicais mais importantes do século XX, em todo o mundo.
Em vez de se lançar a um ímpeto analítico sistemático, ele vai tateando o território musical de Milton de várias maneiras diferentes, através de entrevistas com o próprio Bituca, e figuras geniais que ele revelou pelo caminho, como Nelson Ângelo, Wagner Tiso, Nivaldo Ornellas, Tavinho Moura , e Amilton Godoy, do Zimbo Trio, além de pequenos textos, resenhas de seus discos mais importantes, e algumas delicadas e discretas passagens sobre a vida pessoal do biografado.
Em suma, preenche-se uma lacuna importantíssima para a musicografia do Brasil, um tributo à bruta e indecifrável originalidade musical de Milton Nascimento. Não deixem de ler !"
Agrego também a ótima resenha publicada pelo colega pesquisador Rafael Senra no facebook [aqui]
Obrigado por compartilhar a resenha, Luiz!
ResponderExcluirGostei muito dessas postagens suas sobre o livro do Chico, uma obra que pretendo reler ainda muitas vezes. Não foi a toa que Caetano Veloso - no auge das polêmicas sobre as biografias - dedicou umas duas colunas dele n'O Globo a essa obra.
Um abraço
Agradeço mais essa sua pertinente participação Rafael. Abraço!
Excluir