Cerejas

Silêncio

A Câmara Municipal está tratando de abolir os barulhos harmoniosos da cidade: os auto-falantes e as vitrolas. [...]
Gosto daqueles móveis melódicos e daquelas cornetas altíssonas. Fazem bem aos nervos. A gente anda, pelo centro, com os ouvidos cheios de algarismos, de cotações da bolsa de café, de câmbio, de duplicatas, de concordatas, de "cantatas", de negociatas e outras cousas chatas. De repente, passa pela porta aberta de uma dessas lojas sonoras e recebe em cheio, em plena trompa de Eustáquio, uma lufada sinfônica, repousante de sonho [...] E a gente pára um pouco nesse halo de encantado devaneio, nesse nimbo embalador de música, até que a altíssima farda azul marinho venha grasnar aquele horroroso "Faz favorrr, senhorrr!", que vem fazer a gente circular, que vem repor a gente na odiosa, geométrica, invariável realidade do Triângulo - isto é, da vida."
Urbano (Guilherme de Almeida), 1927.

8 de setembro de 2013

Diamante negro

Já fiz aqui algumas postagens sobre a relação entre a música popular e o futebol. Nesse intento, repasso aqui a homenagem feita via You Tube pelo "moreiranochoro":



Publicado em 05/09/2013
Leônidas da Silva, craque do futebol brasileiro, teria completado 100 anos em 6 de setembro de 2013, não houvesse falecido em 2004. Em 1950, quando estava se despedindo do futebol, recebeu uma homenagem em forma de samba dos compositores Davi Nasser e Marino Pinto: "Diamante Negro", um samba de verdade, forte e vibrante como os bons sambas de antigamente, na interpretação dos Vocalistas Tropicais, conjunto vocal e instrumental formado por Nilo Xavier, Raimundo Evandro, Artur Oliveira, Danúbio Barbosa e Arlindo Borges.

"Neste meu modesto samba,
sem nenhuma pretensão,
não vou falar de amor,
vou mostrar o campeão.
Vou falar de futebol,
não vou contar anedota,
vou falar de um brasileiro
que é o dono da pelota.

Leônidas nasceu
e cedo deixou a escola
porque seu claro caminho
era o caminho da bola...
Leônidas da Silva cresceu,
ganhou partidas, honras e lauréus.
Eu só queria fazer com a cabeça
o que o Diamante Negro faz com os pés..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário