Cerejas

Silêncio

A Câmara Municipal está tratando de abolir os barulhos harmoniosos da cidade: os auto-falantes e as vitrolas. [...]
Gosto daqueles móveis melódicos e daquelas cornetas altíssonas. Fazem bem aos nervos. A gente anda, pelo centro, com os ouvidos cheios de algarismos, de cotações da bolsa de café, de câmbio, de duplicatas, de concordatas, de "cantatas", de negociatas e outras cousas chatas. De repente, passa pela porta aberta de uma dessas lojas sonoras e recebe em cheio, em plena trompa de Eustáquio, uma lufada sinfônica, repousante de sonho [...] E a gente pára um pouco nesse halo de encantado devaneio, nesse nimbo embalador de música, até que a altíssima farda azul marinho venha grasnar aquele horroroso "Faz favorrr, senhorrr!", que vem fazer a gente circular, que vem repor a gente na odiosa, geométrica, invariável realidade do Triângulo - isto é, da vida."
Urbano (Guilherme de Almeida), 1927.

24 de novembro de 2011

Já que o assunto é lista

Jimi Hendrix é melhor guitarrista de sempre, diz a Rolling Stone: veja aqui top 100 completo (at.) Como sempre, esse negócio de lista é controverso. Desde os nomes até a ordenação, tudo pode ser discutido. Ainda por cima, os critérios nunca ficam claros, pois o que interessa é a sanha classificatória, que certamente rende repercussão às revistas que publicam essas classificações.
De cara, já acho que as listas não deveriam misturar gêneros e gerações, pois os parâmetros de comparação vão ficando escassos, porque os valores estéticos mudam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário