De 13 a 18 de Outubro 2014 será realizado o XI Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular -Seção Latino-americana (IASPM-AL)* em Salvador (UFBA) e também, no último dia do evento, Cachoeira (UFRB). Segundo a página do evento [entre aqui]: "O tema geral do congresso enfatiza a relação entre música e lugar através do amplo tema da 'territorialidade'.". Na condição de recém-filiado à entidade, e dividindo a coordenação com o prezado colega Lauro Meller, da UFRN, convidamos pesquisadores daqui, dali, de todo lugar, a enviar propostas na forma de resumos em até 600 palavras em arquivo word diretamente para o e-mail lauromeller@ymail.com , até o dia 30 de abril. As propostas aprovadas serão divulgadas no dia 31 de maio. Segue a ementa do nosso simpósio, cujo título é Beatles: aqui, ali, em todo lugar
"Em 2014 completam-se 50 anos da primeira viagem dos Beatles aos EUA e do
subsequente disparo da beatlemania como fenômeno mundial, marco
significativo da história da música popular. As trajetórias traçadas
pelos Beatles articulam, de várias formas, música e lugar, assinalando
trocas culturais que marcam a construção de identidades de grupos e
territórios, indo do local ao global e evidenciando uma obra que
interfere nos espaços e culturas pelos quais circula. Cumpre lembrar que
a música popular, em sua trajetória social-histórica, está intimamente
relacionada às transformações próprias da modernidade, como a
urbanização, a presença das massas na cidade e a introdução dos meios
massivos de comunicação. Sendo um construto que se desloca entre o
transitório e o permanente, torna-se objeto privilegiado para pensar a
reprodução ou a reinvenção dos laços sociais nos universos densos,
abertos e heterogêneos das sociedades contemporâneas. Se a canção pode
informar um “sentido de lugar” para indivíduos e comunidades (STOKES,
1994), pode representar, simultaneamente, um “lugar de sentido”,
configurando-se como ponto nodal em que disputas simbólicas são
travadas, forças sociais são mobilizadas e interlocuções possíveis são
construídas (GARCIA, 2013). Em relação à obra dos Beatles, diversos
estudos sinalizam as dinâmicas de territorialização envolvidas, desde
sua influência na configuração de uma sonoridade local em Liverpool e no
Merseyside (COHEN apud. STOKES, 1994) à atribuição de sentido a lugares
específicos em sua cidade natal (NEGUS, 1996; KRUSE II, 2005, GARCIA,
2011); desde as referências ao “pastoral suburbano”, que podem ser
associadas a uma “inglesidade” (DANIELS, 2006) aos trabalhos que a
abordam um cenário globalizado, em contato com outros contextos e
músicos populares (MELLER, 1998). Desse modo, são bem-vindos trabalhos
que tratem da trajetória da banda, da cena local à “invasão britânica”,
da recepção pelo público ao redor do mundo (com destaque para as
Américas), de sua apropriação hibridizada por compositores e intérpretes
variados (bandas que, por sua imagem ou por características musicais,
são evocativas dos Fab Four; grupos e intérpretes que gravaram versões
de canções dos Beatles; alusões em capas de álbuns; bandas tributo), da
referência ao lugar nas escolhas estéticas em suas canções e álbuns, e
do consumo globalizado de sua música e imagem através das diversas
mídias, dos roteiros turísticos ou das práticas colecionadoras, entre
outros. Propostas de análises da própria obra dos Beatles, sejam elas
sob viés musicológico, literário, historiográfico, filosófico etc.,
serão igualmente bem-vindas."
*"A IASPM-AL é um espaço de convergência multidisciplinar em torno da
reflexão sobre as músicas populares latino-americanas e caribenhas em
qualquer de suas dimensões estéticas, usos e períodos históricos. Em sua
qualidade de associação, se define como um espaço acadêmico de gestão e
coordenação aberto a todos os campos de pesquisa sobre música. Suas
atividades incluem tanto a transmissão de experiência de músicos
práticos quanto a produção teórica de estudiosos e acadêmicos que
realizam aportes ao conhecimento social por meio da problematização das
músicas populares."
--\\//--
P.S. Não posso deixar de mencionar que hoje mesmo testemunhei, em ótima companhia, a manifestação dessa articulação de tempos e lugares que a música dos Beatles promove, ao assistir o concerto da Orquestra Ouro Preto na Praça da Liberdade em Belo Horizonte. Com belos arranjos e ótima integração com a plateia, os músicos desfiaram para o grande público que lotou a praça da capital mineira os clássicos do repertório do quarteto de Liverpool.
Nenhum comentário:
Postar um comentário