Cerejas

Silêncio

A Câmara Municipal está tratando de abolir os barulhos harmoniosos da cidade: os auto-falantes e as vitrolas. [...]
Gosto daqueles móveis melódicos e daquelas cornetas altíssonas. Fazem bem aos nervos. A gente anda, pelo centro, com os ouvidos cheios de algarismos, de cotações da bolsa de café, de câmbio, de duplicatas, de concordatas, de "cantatas", de negociatas e outras cousas chatas. De repente, passa pela porta aberta de uma dessas lojas sonoras e recebe em cheio, em plena trompa de Eustáquio, uma lufada sinfônica, repousante de sonho [...] E a gente pára um pouco nesse halo de encantado devaneio, nesse nimbo embalador de música, até que a altíssima farda azul marinho venha grasnar aquele horroroso "Faz favorrr, senhorrr!", que vem fazer a gente circular, que vem repor a gente na odiosa, geométrica, invariável realidade do Triângulo - isto é, da vida."
Urbano (Guilherme de Almeida), 1927.

3 de janeiro de 2019

Entre a terra e o céu, há Djavãos

A velha fórmula aplicada a Milton (um mistério que o Brasil entendeu) pode muito bem aplicar-se a Djavan, cantautor idiossincrático que consegue dar ao sofisticado a sensação de ser simples, ao estudado a sensação de ser intuitivo, ao enigma de suas letras a sensação de ser solução. Ele acaba de lançar um belo álbum, Vesúvio, que já recebeu boas resenhas [Mauro Ferreira] e deveria ser o foco da escuta e da conversa [entrevista]. Entretanto o assunto não é esse, mas um trecho de entrevista motivada pelo lançamento, no qual ele diz: “Eu estou muito esperançoso. Eu sou uma pessoa otimista. Eu tenho uma esperança de que o Brasil vai dar certo. Tudo o que acontece agora aponta para um futuro melhor. A gente não pode garantir, porque o governo ainda não está atuando, está apenas se formando, mas estou esperançoso” [para ver o vídeo, aqui]. A isto se seguiu um destemperado ataque virtual que não se restringiu à declaração, transformando em alvo sua pessoa e sua obra - a que ele respondeu. Como é difícil as pessoas entenderem das falhas daqueles em quem projetam, erroneamente, uma infalibilidade. Djavan se equivoca como todos nós podemos. E como Toquinho pode. E amanhã imagino que é razoável esperar que ambos, e tantos outros, se arrependam. Aliás, é das melhores coisas que podemos esperar pois os que caíram no engodo do fakeado poderão nos ajudar a refazer o que foi desfeito. É uma imaturidade. O amor, a admiração por uma obra, pelo artista, depende de entender sua humanidade.
Para piorar, aqueles que promovem qualquer tentativa de ponderação, nos quais me incluo, são também atacados em doses maiores ou menores de fúria santa daqueles que se outorgam o papel de policiais morais e ideológicos das redes sociais. Isto é bastante revelador de que o está morrendo é a capacidade crítica. As pessoas adotam um binarismo que, no final, será insuportável para elas mesmas. Falta ler um tiquinho. De repente só O alienista de Machado já as ajudaria a ver como o mundo é bem mais complicado do que elas querem achar. Querem atribuir aos que defendem distinguir e dar proporção entre uma opinião política criticável e a avaliação do que o artista criou por toda uma carreira a pecha de cumplicidade. Há uma aplicação muito equivocada dessa expressão "passar pano". Parece mais que se trata de um verdadeiro santo sudário. Ninguém está deixando de criticar, lamentar, discordar da fala de Djavan, que é péssima mesmo se contextualizada, uma vez que ele se contradiz ao se afirmar antibelicista e depositar expectativas no governo que começou. Isto está explícito. Isso, dito, ser um bom compositor não torna ninguém infalível. Qualquer ser humano se equivoca às vezes, e tomar uma entrevista como suficiente para anular uma obra inteira , uma vida inteira, é desmedido. Fazer crítica é ter medida, e não aplicar julgamentos que parecem partidos de divindades que supostamente estariam acima (!?) da falha que é própria da condição humana. Djavan, como todos nós, pode desentender inclusive de si mesmo. Na capa do disco, ele nos mira (e também se mira, pois ela seguramente é espelho diante dele) como esfinge, cuja música merece um ouvido que tente decifrá-la e devorá-la. Entre a terra e o céu, há Djavãos. Não devemos nos tornar surdos porque um deles fala o que não queremos ouvir. Ouçamos todos.



28 de julho de 2018

Na estante - A batalha pela alma dos Beatles

Ainda que com altos e baixos, alguns lapsos e até erros inaceitáveis num projeto editorial que parece ter consumido muitos anos e trabalho, A batalha pela alma dos Beatles termina sendo uma leitura razoavelmente boa e compreensiva que dá acesso ao lado sórdido, obscuro, e indissociável, de tudo que os cercou como fenômeno histórico e cultural. Ele se mostra particularmente cuidadoso na exumação desses cadáveres escondidos nos cemitérios do sucesso pop. Eis uma passagem muito elegante que mostra como chamar um senhor e Sir de mercenário sem ser desagradável. Narrando a elaboração de Anthology, Doggett informa que George Martin, após apreciar as gravações selecionadas, reagiu negativamente: "Eu escutei todas as fitas (...) há uma ou duas variantes interessantes, mas com exceção disso é tudo inutilizável. Não seria possível lançar nada!". Em seguida ele nos conta que "o potencial financeiro de uma série de lançamentos de arquivo foi explicado a Martin e aos Beatles. E poucos meses depois, Martin concordou em lançar uma caixa de três CDs duplos (...) os depósitos inutilizáveis magicamente se transformaram em arcas do tesouro"(p.390).
Se a um conhecedor ao menos razoável deles não representa nada enquanto pretenso destruidor de mitologias, ele conclui de acordo com o que era o desfecho anunciado, assegurando que "a alma dos Beatles não reside na sala de reuniões da Apple Corps, nem nas contas bancárias de quatro multimilionários, mas na graça instintiva e natural de suas canções". Nessa redação estranha ou bem fica subentendido que as contas de John e George sobreviveram a eles, ou que a propriedade dos direitos por parte das viúvas deles representa a propriedade das canções. Não é bem isso que Doggett quis escrever, certamente. Ele só quis afirmar no final o que passou o livro inteiro procurando nos deixar em dúvida, ou seja, que o gênio coletivo dos Beatles "criou algo que nem mesmo o dinheiro poderia destruir".


13 de julho de 2018

Nesse Clube a gente se vê


Na próxima semana, no dia 21 de Julho, estarei nessa maravilha de mesa "Música e cidade", no Conservatório da UFMG às 16hs (mas com programação correlata desde a manhã do mesmo dia), em companhias agradabilíssimas como as de Makely Ka e Brisa Marquesdentro da Jornada de Estudos “À escuta de mundos possíveis: músicas, cenas, territórios”, integrada às atividades do 50º Festival de Inverno da UFMG [aqui os detalhes]. 
Como tem sido habitual, vou procurar falar de modo a conjugar minhas experiências de ouvinte, citadino, pesquisador e compositor. Entre as mil maneiras de fazê-lo, me pediram também que falasse sobre Clube da Esquina, o que é sempre um enorme prazer. Mas uma indagação que me andam fazendo, e para qual não tenho qualquer resposta sistematizada que vá além das minhas próprias reflexões e algumas impressões, diz respeito ao impacto dessa constelação fulgurante de músicos sobre as gerações posteriores. Pensei em fazer uma enquete superelaborada sobre isso, usando ferramentas eletrônicas que facilitam a recolha e tabulação de dados, etc., mas por agora vou deixar isso de lado. Vou apenas pedir aos amigos e amigas da música nascidos após 1970 que deixem um depoimento aqui ou na postagem correspondente na página do blog no facebook, na extensão que desejarem, expressando de que maneira pensam e sentem que o Clube da Esquina se faz marcante na sua formação e atividade como intérpretes, arranjadores, compositores (antes que me perguntem considero que letristas cabem nessa definição), cantautores. Sei que muita gente vai poder falar desde vários ângulos, e espero que se sintam à vontade para fazê-lo, da forma mais livre possível. A única finalidade desse levantamento inicial é reunir algum material para agregar a outras coisas que sempre estão por dizer.

Peço que se possível, além de deixar a mensagem, compartilhem com suas redes e marquem quem julguem que também pode contribuir. A todos e todas que ajudarem, desde já meu agradecimento, e fica o convite para quem puder pintar lá no sábado 21. Abraços!




10 de junho de 2018

Eldorado subterrâneo da canção - Microarquiteturas e Fundamental

Por Pablo Castro

Ouvindo aqui dois discos de Rafas diferentes, ambos pertencentes ao nosso idílico Eldorado Subterrâneo da música autoral mineira.


O mais experiente, cerebral, desconcertante Rafael Macedo, nos instiga e rompe todas as expectativas mais ou menos comuns do que se espera ouvir num disco. Rafa, dessa vez longe do piano, seu instrumento mais comum nos últimos dez anos, continua fazendo superposições de acordes, sempre na contramão de qualquer tipo de padrão melódico e harmônico mais comum em canções, preferindo tirar o ouvinte do conforto com formas, letras, arranjos , escalas e acordes que apontam mais na direção de um certo atonalismo que é assaz representativo de nossa época meio niilista, bizarra, sem sentido. O curioso é que esse disco de Rafa representa, em alguma medida, um retorno a algumas de suas canções mais antigas , que ele havia preterido no seu primeiro disco. "Hoje Eu Acordei Estranho" eu lembro dele tocando numa roça há uns 15 anos. Nessa época, sua mão direita ao violão ponteava umas levadas muito originais. Agora ele volta ao violão, e junto com seu duo de ferro, parceiro de muitos anos de estrada, Bernardo Caldeira e Rafael Lima Pimenta ele retoma aquela doideira calcada em Hermeto e Kurt Cobain, esse é o nosso grande Rafa Macedo.




Já o Raphael Sales , em seu disco de estréia, faz com muita inspiração uma música modal, quase "étnica", mas muito inteligente, melodias muito apuradas, uma canção muito pertinente, que ao trazer calor no coração não doura a pílula desse mundo injusto em que vivemos. Algumas canções são baseadas nos elementos astrológicos : água, vento, fogo e terra. A produção de Rafael Dutra ( outro Rafa ) faz jus ao caráter telúrico do cantor e compositor. De destaque também o timbre muito bonito do artista, e sua capacidade rítmica altamente elaborada e engenhosa ao violão. Rapha Sales já chega completo : faz letra e música muito bem, canta bonito, e está buscando o original, o autêntico, o verdadeiro. 
É ouvindo discos assim de nossos pares que nos convencemos que o financiamento à Cultura tinha que parar de focar em EVENTOS e passar a focar em OBRAS. Esses discos tinham que tocar o tempo inteiro na Incondifdência e ser celebrados.













4 de maio de 2018

Lista de dissertações e teses sobre música popular no Brasil



Esta lista pretende reunir o maior número possível de trabalhos acadêmicos (dissertações e teses) que tratam de música popular, identificados a partir de pesquisas nos repositórios eletrônicos vinculados às bibliotecas das instituições de ensino superior ou de indicações encaminhadas por nossos leitores. Principiou-se pelo Repositório da UFMG mas periodicamente serão incorporados os de outras instituições. Nossa disposição é oferecer aos pesquisadores do assunto as referências de forma mais acessível e imediata, com o intuito de favorecer e fomentar a pesquisa sobre Música Popular. Trata-se de uma tarefa em construção, que não tem pretensão de esgotar uma totalidade ou encerrar-se em algum momento, já que a produção não cessa.  Qualquer negligência ou informação incompleta ou errônea poderá ser devidamente reparada a partir de solicitação encaminhada através do espaço de comentários. 
Desde já agradecemos a contribuição dos leitores do Massa Crítica Música Popular na divulgação e colaboração com esta iniciativa.

Link para adicionar teses e desertações: https://goo.gl/forms/ju4ARecDjrnaRi2Z2

A.
Autor:   ARAUJO, Marcos Sarieddine
Título:   Tropicacosmos: Interseções estéticas a partir da música de Caetano Veloso e do cinema de Glauber Rocha
Orientadora: Ana Claudia de Assis
Assunto: Música popular Brasil; Tropicalismo (Musica) Brasil.; Musica Teses.; Veloso, Caetano, 1942- ; Rocha, Glauber, 1939-1981. 
Palavra-chave:  Tropicália; MPB; Bossa Nova; Antropofagia; Cinema
Data:     01-12-2014
Editor:  UFMG
Dados completos/ Texto completo

Autor: ALMEIDA , Herminio Carlos de
Título: A canção viver de amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano
Orientador: Fausto Borem de Oliveira
Assunto: Música popular Brasil; Trios (Oboé, trompa e piano) Partitura e partes
Palavra-chave:  Toninho Horta; Música brasileira; Arranjo musical; Música popular; Música erudita; Performance musical; Composição musical
Data: 28-04-2005
Editor: UFMG
Dados completos/ Texto completo

B.
Autor:   BASILE, Lucila Pereira da Silva
Título:   O piano na praça: "música ligeira" e práticas musicais no Ceará (1900 a 1930)
Orientador: Jose Newton Coelho Meneses
Co-orientador: Ana Claudia de Assis
Assunto: História Teses.; Música Teses.; Música popular Brasil Teses.; Música Ceará História Teses.
Palavra-chave:  Música ligeira; Estética da Música; História da Música no Ceará; Tópicas e Gestos e Profissão do Músico
Data:     11-12-2015
Editor:  UFMG
Dados completos/ Texto completo

C.
Autor:   CARDOSO, Bruno Aragao
Título:   A viola embaixatriz de Renato Andrade: contextualização das turnês patrocinadas pela Ditadura Militar e ponderações sobre a face caipira do violeiro
Orientadora: Rosangela Pereira de Tugny       
Assunto: Musica Teses.
Palavra-chave:  Música
Data:     01-01-2012
Editor:  UFMG 
Dados completos/ Texto completo

Autor:   COELHO, Rafael Senra
Título:  Dois Lados da Mesma Viagem: a mineiridade e o Clube da Esquina 
Orientadora: Magda Velloso Fernandes Tolentino
Assunto:  Dissertação, Música Popular, Identidade, Mineiridade, Letras
Palavra-chave:  Clube da Esquina, identidade, mineiridade, memória.
Data:  20/12/2010  
Editor:  UFSJ
Dados completosTexto completo

Autor:   CONTER, Marcelo Bergamin
Título:   LO-FI: música pop em baixa definição
Orientador: Alexandre Rocha da Silva
Assunto: Baixa definição na música pop
Palavra-chave:  música pop; semiótica; materialidades da comunicação; arqueologia da mídia
Data:   15-03-2016

Dados completos/ Texto completo

Autora: COUTO, Ana Carolina Nunes do
Título: Ações pedagógicas do professor de piano popular: um estudo de caso
Orientadora: Heloisa Faria Braga Feichas
Assunto: Piano Instrução e ensino.; Música popular Instrução e ensino.; Musica Teses.
Palavra-chave: Piano popular; Ensino formal de música; Práticas Musicais
Data:     26-09-2008
Editor:  UFMG

D.

Autora: DINIZ, Sheyla Castro
Título: Desbundados & Marginais: MPB e contracultura nos "anos de chumbo" (1969-1974)
Orientador: Marcelo Ridenti
Assunto: Contracultura e MPB
Palavra-chave: Contracultura, MPB, desbunde, cultura marginal, ditadura
data: 05-09-2017
Editor: PDF
Dados completos

E.

F.

Autora: FERREIRA, Bianca Marcia
Título:   A sociologia de Raul Seixas: a arte como espelho social de sua época
Orientador: Alexandre Antonio Cardoso
Assunto: Seixas, Raul, 1945-1989.; Sociologia Teses.; Música popular Brasil Teses.; Cultura Aspectos sociais.
Palavra-chave:  Análise cultural; Raul Seixas; Música popular brasileira
Data: 28-02-2013
Editor:  UFMG
Dados completos/ Texto completo

Autor:   FILHO, Raimundo Mentor de Melo Fortes.
Título:   Mistura de tradições musicais: semiose e representação mental na performance dos arranjos pianísiticos de Francis Hime.
Orientadora: Mistura de tradições musicais: semiose e representação mental na performance dos arranjos pianísiticos de Francis Hime.
Palavra-chave:  Arranjo; Francis Hime; Gesto; Música popular; Piano; Semiótica.
Data:     18-12-2008
Editor: Escola de Música - Universidade Federal da Bahia.


Autor: FONSECA, Rafael Sanzio Nunes
Título:   A cena musical indie em Belo Horizonte: novos padrões de carreira no interior de uma cena local
Orientador: Alexandre Antonio Cardoso
Assunto: Sociologia Teses.; Música popular Teses.; Música alternativa Belo Horizonte Teses.
Palavra-chave:  Cena; Indie; Belo Horizonte; Carreira; Análise de redes sociais
Data: 23-05-2011
Editor: UFMG
Dados completos/ Texto completo

G.
Autor:   GARCIA, Luiz Henrique Assis
Título:   Na esquina do mundo: trocas culturais na música popular brasileira através da obra do Clube da Esquina (1960-1980)
Orientadora: Regina Helena Alves da Silva
Palavra-chave:  História; Cultura; Música popular brasileira; Clube da Esquina
Data:     27-04-2007
Editor:  UFMG
Dados completos/ Texto completo

Autor:   GARCIA, Luiz Henrique Assis.
Título:   Coisas que ficaram muito tempo por dizer:  o Clube da Esquina como formação cultural. 
Orientadora: Regina Helena Alves da Silva.
Palavra-chave:  História; Cultura; Música popular brasileira; Clube da Esquina.
Data: 2000
Dados completos/ Texto completo

Autor:   GUERZONI, Felipe Boabaid
Título:   A arte da improvisação de Nelson Faria: influências na pedagogia da música popular brasileira
Orientador:        Oiliam Jose Lanna
Palavra-chave:  Nelson Faria; Improvisação musical; Música popular
Data:     16-10-2014
Editor:  UFMG

H.

I.

Autor:   ISIDORO, Eliezer Anderson Batista
Título:   Um estudo comparativo do violino na música popular brasileira: Fafá Lemos e Nicolas Krassik interpretam Fafá em Hollywood
Orientador: Edson Queiroz de Andrade
Assunto: Lemos, Fafá; Krassik, Nicolas; Performance musical Violino; Musica Teses
Palavra-chave:  Violino; Música popular brasileira; Choro; Fafá Lemos; Nicolas Krassik
Data:     06-07-2013
Editor:  UFMG
Dados completos/ Texto completo

J.

Autor:   JUNIOR, Pedro Francisco Mota
Título:   Dois estudos de caso do trompete no choro: Flamengo de Bonfiglio de Oliveira e Peguei a Reta de Porfírio Costa
Orientador:   Fausto Borem de Oliveira
Assunto: Musica Teses.
Palavra-chave:  trompete; choro; interpretação musical; música popular brasileira; análise de música gravada
Data:     22-06-2011
Editor:  UFMG
Dados completos/ Texto completo

Autor: JUNQUEIRA, Humberto
Título:   A obra de Garoto para violão: o resultado de um processo de mediação                                           cultural
Orientador: Flavio Terrigno Barbeitas
Assunto: Garoto.; Compositores brasileiros Séc. XX.; Musica para violão.
Palavra-chave:  Mediação cultural; Garoto; Música popular; Bossa Nova; Obra; Violão; Aníbal Augusto Sardinha
Data:  16-11-2010
Editor:  UFMG
Dados completos/ Texto completo
                                                                     
K.

L.

Autora:   LIMA, Cassia Helena Pereira
Título:   Assim na música como na vida: a representação do trabalho em discursos de canções brasileiras através da análise crítica do discurso
Orientadora: Sonia Maria de Oliveira Pimenta
Assunto: Análise do discurso Teses.; Trabalhadores na música Teses.; Trabalho Brasil História Séc. XX Teses.; Música popular Brasil Teses.; Semântica Teses.; Funcionalismo (Lingüística) Teses.; Lingüística Teses.
Palavra-chave:  Análise Crítica do Discurso; Gramática Sistêmico-Funcional; Sistema de Avaliatividade; Música; Trabalho
Data:     28-06-2011
Editor:  UFMG
Dados completos/ Texto completo

Autor:   LOPES, Aaron Roberto de Mello
Título:   "Tudo Nosso, nada deles"; A importância do pagode baiano na construção da identidade musical de crianças no Engenho Velho de Brotas - Salvador.
Orientador: Angela Elizabeth Lühning
Palavra-chave:  Etnomusicologia; Musica - instrução e ensino; Pagode - Bahia; Música popular.
Data:     28-02-2018
Editor: Escola de Música - Universidade Federal da Bahia.



Autor:  LOVISI,  Daniel Menezes
Título:   A construção do violão mineiro: singularidades, estilos e identidades regionais na música popular instrumental de Belo Horizonte
Orientador: Flavio Terrigno Barbeitas
Assunto: Música Teses.
Palavra-chave:  Violões de Minas; Mineiridade; Harmonia; Toninho Horta; Música Popular Brasileira Instrumental
Data:     06-03-2017
Editor:  UFMG
M.
Autor: MACHADO, Marcelo Novaes
Título: As Doze Valsas de Esquina de Francisco Mignone: um estudo técnico-interpretativo a partir de suas características decorrentes da música popular
Orientador: Lucas Jose Bretas dos Santos
Assunto: Valsas; Música - Teses
Palavra-chave:  Programa de Pós-Graduação em Música
Data: 03-11-2004
Editor: UFMG

Autor: MARRA, Pedro Silva
Título:   As paisagens sonoras do Brás: reapropriações da cultura popular na linguagem musical
Orientadora: Maria Regina de Paula Mota
Assunto: Zé, Tom, 1936- Correio da estação do Brás.; Comunicação Teses.; Música popular Brasil Teses.; Cultura.
Palavra-chave:  Brás; Canção; Gênero musical; Paisagem sonora; Território
Data:     29-06-2007
Editor:  UFMG

Autor:   MARTINS , Bruno Viveiros
Título:  Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina
Orientadora: Heloisa Maria Murgel Starling
Assunto: 650 4 História Teses.; 650 4 Música Brasil História e crítica Teses; 650 4 Música popular Brasil História e crítica Teses
Palavra-chave:  Belo Horizonte História; Música popular
Data: 19-11-2007
Editor:  UFMG
Dados completos/ Texto completo     

Autor:   MARTINS, David Rangel Diel de Carvalho
Título:   Improvisação no choro segundo chorões
Orientadora:  Heloisa Faria Braga Feichas
Assunto: Musica Teses.
Palavra-chave:  Choro; Improvisação; Jazz; Ensino e aprendizagem; Valores e significados; Música popular.
Data:     16-11-2012
Editor:  UFMG
Dados completosTexto completo                                                                                                                                                                              
Autora:   MELLO, Deniele Naiara Perotti
Título:   Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho.
Orientador: Fausto Borem de Oliveira
Assunto: Regina, Elis, 1945-1982; Performance musical.; Música popular brasileira.
Palavra-chave:  Elis Regina; Análise do canto popular; Performance musical cênica; Relação texto-música-cena; Música popular brasileira.
Data: 07-02-2014
Editor: UFMG

Autor:   MICHAILOWSKY, Alexei Figueiredo
Título:   Da bossa nova ao pop: transformações na obra de Marcos Valle entre 1968 e 1974
Orientador: Carlos Vicente de Lima Palombini
Assunto: Valle, Marcos, 1943-; Soul (Música) Teses; Música popular Brasil História e crítica.; Musica Teses.
Palavra-chave:  Marcos Valle; Discografia; Multimídia musical; pop brasileiro
Data: 17-12-2008
Editor:  UFMG
Dados completos/ Texto completo

Autor: MORAIS , Bruno Vinicius Leite de
Título: Sim, sou um negro de cor: Wilson Simonal e a afirmação do orgulho negro no Brasil dos anos 1960
Orientadores: Miriam Hermeto de Sá Motta
Assunto: Simonal, Wilson, 1938-2000.; História Teses.; Racismo Teses.; Música popular Teses.; Brasil História 1964-1985 Teses.
Palavra-chave:  Simonal; Ditadura Militar brasileira; Música; Orgulho negro
Data: 08-09-2016
Editor: UFMG
Dados completos/ Texto completo

Autor:   MONTEIRO, Guilherme Lentz da Silveira
Título:   O pecado é não sonhar: reconstruções da rebeldia jovem através do heavy metal brasileiro da década de 1980
Orientador: Myriam Correa de Araujo Avila
Assunto: Rock Teses .; Heavy metal (Musica) Teses .; Musica e juventude Teses .; Brasil Historia 1980 -
Palavra-chave:  Rebeldia; Juventude; Heavy metal
Data:     26-06-2015

Editor:  UFMG

N.
Autor:   NETO, Raimundo João Matos Costa
Título:   E tem choro no Maranhão? Subsídios históricos e musicológicos para um processo de formação do choro no Maranhão entre o final do séc. XIX e meados do séc. XX.
Orientadora:  Rosangela Pereira de Tugny
Palavra-chave:  Música popular brasileira; Choro; Maranhão; Acervo João Mohana
Data:     01-10-2015
Editor:  UFMG
Dados completosTexto completo

Autor:   NETO, Darcy Alcantara
Título:   Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular
Orientadora: Heloisa Faria Braga Feichas
Assunto: Musica Teses.; Percepção musical; Educação musical.
Palavra-chave:  Percepção musical; Música popular; Educação superior; Educação musical
Data: 24-09-2010
Editor: UFMG

O.

P.

Autor:   PINTO, Marcelo Gama e Mello de Magalhães
Título:   Frevo para piano de Egberto Gismonti: uma análise de procedimentos populares e eruditos na composição e performance
Orientador: Fausto Borem de Oliveira
Assunto: Música Teses.
Palavra-chave:  Egberto Gismonti; Frevo; Piano; Música brasileira; Performance musical
Data:     12-11-2009
Editor:  UFMG

Q.

Autor:   QUEIROZ , Flávio José Gomes de
Título:   LO-FI: música pop em baixa definição
Orientadora: Angela Elizabeth Lühning
Palavra-chave:  música instrumental; música; etnomusicologia; etnografia musical; música na Bahia; música popular; brazilian jazz;  ethnography of music; ethnomusicology; music; instrumental music; music in Bahia; popular music
Data: 24-02-2010
Editor: Programa de Pós-Graduação em Música. Universidade Federal da Bahia
Dados completos/ Texto completo

R.
Autora: REZENDE, Clarissa Teixeira Fazito
Título: Folhas volantes: impressos revolucionários na canção popular brasileira
Orientador: João Pinto Furtado
Assunto: Ricardo, Sérgio, 1932-; Vandré, Geraldo, 1935-; Seixas, Raul, 1945-1989; História Teses.; Música popular Brasil Teses; Brasil História 1964-1985
Palavra-chave:  Canção-panfleto; Ditadura militar; Geraldo Vandré; Sérgio Ricardo; Raul Seixas
Data: 10-12-2010
Editor: UFMG
Dados completos/ Texto completo


Autora:   RODRIGUES, Isadora Almeida
Título:   Literatura, história e senso comum: Lima Barreto e suas representações do músico popular
Orientador: Reinaldo Martiniano Marques
Palavra-chave: Música popular urbana; Literatura; Lima Barreto; Senso comum; História
Data:     21-02-2013
Editor: UFMG

Dados completos/ Texto completo

Autora: ROCHA, Daniella Arreguy Marques da
Título: Lirismo dramático: vozes e máscaras nas canções de Chico Buarque de Hollanda
Orientador: Marcus Vinicius de Freitas
Assunto: Buarque, Chico, 1944- Crítica e interpretação Teses.; Buarque, Chico, 1944- Personagens Teses.; Música popular brasileira Teses.; Música e literatura Teses.; Polifonia Teses.; Poesia lírica Teses; Semiótica e literatura Teses.; Literatura brasileira Drama Teses.
Palavra-chave:  Música; Chico Buarque
Data: 28-07-2006
Editor: UFMG
Dados completos/ Texto completo

Autora: RUFINO,  Janaina de Assis
Título:   As mulheres de Chico Buarque: análise da complexidade discursiva de canções produzidas no período da ditadura militar
Orientadora: Janice Helena Silva de R C Marinho
Assunto: Buarque, Chico, 1944 Crítica e interpretação Teses; Análise do discurso Teses.; Música popular. Brasil. 1964-1985 Teses; Polifonia Teses; Militarismo Brasil Teses; Brasil Politica e governo 1964-1985 Teses; Enunciação.
Palavra-chave:  Analise do Discurso
Data: 27-03-2006
Editor: UFMG

S.
Autora: SILVA, Cibele Lauria
Título:   Brasil de todos os cantos: programas radiofônicos musicais do Projeto Minerva pelo radialista J. da Silva Vidal na Rádio Bandeirantes de São Paulo
Orientadora: Rosangela Pereira de Tugny
Assunto: Musica Teses.
Palavra-chave:  Rádio; Música Popular Brasileira; Projeto Minerva; Acervo Musical.
Data:     20-09-2011
Editor:  UFMG
Dados completos/ Texto completo

Autor: SILVA, Eberth Guimaraes da
Título:   Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado
Orientador: Maurilio Andrade Rocha
Assunto: Intervenções urbanas Teses.; Música popular Teses.; Música Semiótica Teses.; Teatro de máscaras Teses.; Performance (Arte) Teses.; Improvisação (Representação teatral) Teses.; Lagoinha (Belo Horizonte, MG) Teses.; Teses EBA.
Palavra-chave:  Canção popular; Intervenção urbana
Data: 23-10-2012
Editor:  UFMG


Autor:   SILVA, Kristoff
Título:  Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento.
Orientador: Sergio Freire Garcia
Co-orientador: Luiz Augusto de Moraes Tatit
Assunto: Musica Teses.
Palavra-chave:  semiótica da canção; música; instrumentação; harmonia; letra; arranjo
Data:     27-10-2011
Editor:  UFMG

Autor:   SILVA, Ricardo Costa Laudares
Título:   Ensino e aprendizagem de improvisação em um curso superior de música
Orientadora: Heloisa Faria Braga Feichas
Assunto: Musica Teses; Improvisação (Musica); Música popular; Musica Instrução e estudo; Educação musical Teses
Palavra-chave:  Improvisação; Música popular; Jazz; Ensino superior; Educação Musical
Data: 26-08-2013
Editor: UFMG
Dados completos/ Texto completo

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W.