Cerejas

Silêncio

A Câmara Municipal está tratando de abolir os barulhos harmoniosos da cidade: os auto-falantes e as vitrolas. [...]
Gosto daqueles móveis melódicos e daquelas cornetas altíssonas. Fazem bem aos nervos. A gente anda, pelo centro, com os ouvidos cheios de algarismos, de cotações da bolsa de café, de câmbio, de duplicatas, de concordatas, de "cantatas", de negociatas e outras cousas chatas. De repente, passa pela porta aberta de uma dessas lojas sonoras e recebe em cheio, em plena trompa de Eustáquio, uma lufada sinfônica, repousante de sonho [...] E a gente pára um pouco nesse halo de encantado devaneio, nesse nimbo embalador de música, até que a altíssima farda azul marinho venha grasnar aquele horroroso "Faz favorrr, senhorrr!", que vem fazer a gente circular, que vem repor a gente na odiosa, geométrica, invariável realidade do Triângulo - isto é, da vida."
Urbano (Guilherme de Almeida), 1927.

31 de dezembro de 2011

Rock em tempo


Essa lista, feita a partir de um velho trabalho dos tempos de graduação que depois virou um mini-curso que falava de rock, rebeldia, anos 50 e 60, ainda na década de 1990, veio à tona para colaborar com as aulas de meu amigo e colega Fabiano Buchholz sobre "(...) a música popular dos anos 50, 60 e até 70 como documentos sobre a época e as mudanças que ocorreram então no comportamento sexual, moral, afetivo, político, social e etc.", que respondi incialmente assim:
"(...) ótima proposta. vem tanta coisa à cabeça. uma vez dei um mini-curso no eneh que tinha tudo a ver com isso. vou ver se acho o material aqui, tinha tb alguns trabalhos de graduação que pode ser úteis. Tenho muuuittaaa coisa. Alguns livros legais são Rock o grito e o mito do R. Muggiati, Impressões de viagem, da Heloísa Buarque de Holanda. As entrevistas do Pasquim, e revistas de "contra-cultura". Na minha dissertação tem coisas que vc pode aproveitar, pega lá no domínio público. Já viu aquele Almanaque Anos 60? Esse não tenho... Filmes, da época tem Hair, o filme do Tommy, filmes do Elvis, o próprio Magical Mystery Tour ou Yellow Submarine. Filmes da posteridade tem o "Febre de Juventude", bem sessão da tarde mas mostra a 1a. visita dos Beatles nos EUA do ponto de vista dos adolescentes."
A curiosidade dessa lista é que, propositalmente, nela não entrou nenhuma dos Beatles, porque queria fazer outra exclusiva depois, só que o tempo foi curto... Música e Cultura anos 50/60/70 by Luiz Henrique Assis Garcia on Grooveshark

Um comentário:

  1. O projeto de trabalhar a História do século XX por meio da música, do cinema e outras formas de expressão artísticas e ou políticas continua ano que vem. Esse ano tive algumas compensações, apesar do tempo curto que tive para pensar e colocar em prática esse projeto. Alguns alunos me pediram as músicas para ouvirem em casa e se entusiasmaram com o ritmo das canções. Espero que ano que vem, com mais calma, eu possa levar esse projeto mais adiante.

    Abraços,

    Fabiano

    ResponderExcluir