Às vezes a gente topa inadvertidamente com essas compilações utilíssimas navegando pela internet. Essa lista, organizada por Pedro Consorte em seu blog, reúne cerca de 70 documentários abordando música popular, inclusive alguns que já compartilhei, citei ou comentei anteriormente aqui no Massa Crítica. Clicando
no link cai direto no blog dele. Aliás, aproveito para elogiar o
trabalho exaustivo e bem cuidado pela compilação, que segue inclusive um
critério de afinidade para organizar os documentários. Curtam lá!
- BRASIL BRASIL – BBC4 (capítulo 1)
- Documentário Saravah – Pierre Barouh, 1969 (completo)
- CARTOLA – MÚSICA PARA OS OLHOS (completo)
- Vinícius de Moraes (completo)
- João Gilberto & Tom Jobim (João & Antonio Especial) 1992 (completo)
- A Música Segundo Tom Jobim (completo)
- Paulinho da Viola – Meu tempo é hoje (completo)
- Noel, o poeta da vila (completo)
- Clara Nunes – Canal Brasil (1º Episódio)
- Adoniran Barbosa – Por toda a minha vida (completo)
- “Nós somos um poema” – PIXINGUINHA (parte 1)
- Pixinguinha Documentário – SESCTV – Chorinhos e Chorões (completo)
Clique aqui para assistir.
—
- A Historia de Nelson Cavaquinho (completo)
- Samba Riachão (completo)
- Verdadeira Historia do Samba (completo)
- Velha Guarda da Portela – O Mistério do Samba (completo)
- Partido Alto (completo)
- Na levada do choro – Minas Gerais (completo)
- Um Choro Mineiro – Eterno Retonro (completo)
- Bezerra Da Silva – Onde a Coruja Dorme (completo)
- Neguinho da Beija-Flor, Quinho e Diogo Nogueira – Samba na Gamboa (completo)
- Samba Carioca – Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil (completo)
Clique aqui para assistir.
—
- João do Vale – Muita gente desconhece (completo)
- Palavra (En)cantada – 2008 (completo)
- Nelson Freire (completo)
- Ernesto Nazareth – canal STV (completo)
- Documentário Heitor Villa-Lobos (completo)
- Dolores Duran – Por toda a minha vida (parte 1)
- Tom Jobim e a Bossa Nova – 1993 (completo)
- Elis Regina – Por toda a minha vida (parte 1)
- O universo musical de Baden Powell (completo)
- A Sede do Peixe – Milton Nascimento (completo)
- Clube da Esquina – Sobre Amigos e Canções (completo)
Clique aqui para assistir.
—
- Novos Baianos F.C. 1975 (completo)
- Uma Noite em 67 – 3º Festival da Música Popular Brasileira (completo)
- O Som do Vinil – Tropicália (Parte 1)
- Os Doces Bárbaros (completo)
- Gal Costa – Da Tropicália Aos Dias de Hoje (parte 01)
- Alquimistas do Som – a experimentação na MPB (completo)
- Daquele Instante em Diante – Itamar Assumpção (completo)
- Fabricando Tom Zé (completo)
- Maracatu – Ritmos Sagrados – de Eugênia Maakaroun (parte 1)
- Dona Joventina – Maracatu Estrela Brilhante (completo)
- Chico Science – Movimento Manguebeat (completo)
Clique aqui para assistir.
—
- SIMONAL – NINGUÉM SABE O DURO QUE DEI – (completo)
- America Brasil – Seu Jorge (completo)
- Cazuza – Sonho de uma noite no Leblon (parte 1)
- Raul Seixas – O início, o fim e o meio (parte 1)
- Raul Seixas – Por toda a minha vida (completo)
- LÓKI – Arnaldo Baptista (parte 1)
- Ave Sangria – Sons de gaitas, violões e pés (completo)
- BIZZ – Jornalismo, causos e Rock and Roll (completo)
- Ruído Das Minas – O Heavy Metal mineiro (Completo)
- 20 ANOS NA ESTRADA DO ROCK – Its Only Rolling Stones (completo)
Clique aqui para assistir.
—
- Titãs – A vida até parece uma festa (completo)
- Os Paralamas do Sucesso – Paralamas em Close Up (1998) (completo)
- Botinada – A história do Punk no Brasil (completo)
- Guidable – A verdadeira História do Ratos de Porão (completo)
- Eles Ainda Acreditam – Cena independente em SP (Parte1)
- Mulheres no Metal (completo)
- Rock Brasilia – Era do ouro (completo)
- O Sonho não acabou – O rock paulista da década de 80 (completo)
- Renato Russo e Legião Urbana – Por toda a minha vida (completo)
- Mamonas Assassinas – Por toda a minha vida (completo)
- Documentário Ventura – Los Hermanos (completo)
Clique aqui para assistir.
—
- Tim Maia – Por toda a minha vida (completo)
- Leandro – Por toda a minha vida (completo)
- Claudinho e Buchecha – Por toda a minha vida (completo)
- Vou Rifar Meu Coração – O Brega (completo)
- Maestro Invisível – A História do primeiro DJ (completo)
- MPB: A história que o Brasil não conhece (completo)
- Paulo Vanzolini Um Homem de Moral (completo)
- HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA (cap.1)
- Reggae na Estrada (ep.1)
Adendo:
Acabei encontrando ainda um artigo muito interessante, entitulado "O filme documentário como discurso de patrimonialização da música popular brasileira", escrito por Evelyn Goyannes Dill Orrico, Amir Geiger e Sabrina Dinola Gama Silva. Um breve resumo:
Completo, aqui
A
constatação de que houve aumento da produção de documentários, em
especial sobre música, instiga a pensar que algo significativo ocorreu
na relação entre essas duas artes: de modo resumido e provocativo,
pode-se afirmar que a música passou da trilha para a tela. Esta passagem
provoca pensar na relação que essa mudança na ordem dos discursos e das
percepções tem com a própria realidade brasileira e as perspectivas ou
desafios de representá-la, apreendê-la e modificá-la – por exemplo, nas
práticas patrimonializadoras.
Este
capítulo discute, em última instância, a construção da identidade
brasileira por intermédio do que se considera uma nova prática de
patrimonialização, a partir de Davallon (2006). Questiona, em primeiro
lugar, de que modo a relação da música com a identidade brasileira pode
ser entendida segundo o que aqui se denomina de patrimonialização. Além
disso, essa relação, ao aproximar cinema e música, permite refletir
sobre um outro fator importante na contemporaneidade: a mediação
cultural. Importa pensar o papel que a mídia exerce nesse processo de
patrimonialização. Em terceiro e último lugar, essa aproximação permite
refletir sobre o papel de músicas e artistas reconhecidos no que se
denomina de música popular brasileira (MPB), compondo algo construído em
prol de uma identidade musical brasileira. (...) Os documentários seriam, então, o que
Davallon (2007) denomina de operadores de memória social, tendo em
vista que resultam de uma produção formal e se destinam à produção de
efeito simbólico. Como objeto cultural, os documentários, ao mesmo tempo
em que buscam representar a realidade, também permitem, àquele que os
observa, uma possibilidade de produzir significação. (...) O
capítulo conclui que a mensagem que está nos filmes como gênero é um
modo de relação entre os Brasis passados e presentes e que, por isso
mesmo, não se encontra em nenhum deles especificamente. Para essa
relação, a MPB é interessante, não por ter conseguido encontrar ou
produzir a música brasileira autêntica que projetou ou em que se projetou convicta e engajada, mas porque autenticamente, isto é, de um modo radicalmente brasileiro, produziu músicas genial e genuinamente inautênticas, divergentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário