Escrevi há bom tempo um esboço de canção em homenagem a Caymmi, que começava assim:
espero que o tempo chegue
no tempo que ele tem que chegar
espero Dorival descalço
sentado de frente pro mar
no tempo que ele tem que chegar
espero Dorival descalço
sentado de frente pro mar
Aí, fiquei com preguiça. Com quatro versos a coisa ficou no ar. Tantas vezes a inspiração, a primeira fagulha, acaba por se apagar se não for prolongada pela transpiração. Há inúmeros relatos de compositores que atravessaram as horas persistentemente em perseguição à canção que acabariam por espetar no lápis. Outros tantos casos de criações brotando como cogumelos depois da chuva naqueles filmes de time lapse. Muita coisa fica no meio do caminho, inconclusa, imperfeita, rascunhos que um dia até podem ser retomados, em outro totalmente esquecidos, e, eventualmente, se mostrarem finalmente apenas o esboço de algo diferente que acabará por ganhar definitivos contornos. Quem sabe Dorival não virá, em um momento de devaneio ou sonho, reavivar esse pedacinho, esse pequeno sopro.
Pensando em caminhos que se abandona mas também são possíveis de se retomar... quando iniciei o blog pensava em usá-lo para divulgar trabalhos acadêmicos. Acabei de encontrar o link para a bem recomendada dissertação da Stella Caymmi, neta de Dorival, que eu conhecia um ou outro trecho. Quem quiser pode matar a matar o tempo e a curiosidade, lendo [aqui]:
Resumo
O portador inesperado - a obra de Dorival Caymmi (1938- 1958) é uma investigação que tem por objetivo traçar um mapeamento parcial da recepção da crítica cultural à obra de Dorival Caymmi, compositor e cantor da Música Popular Brasileira, de 1938 a 1958, a partir da descrição de horizontes de expectativa subjacentes à circulação da produção do artista baiano. Este período compreende desde a estréia do artista no Rio de Janeiro até o surgimento da Bossa Nova, responsável pela mudança da canção popular brasileira nos anos 1950. A crítica estética e cultural é representada por pesquisadores e críticos de música e literatura; artistas de modo geral, mas especialmente cantores, compositores e músicos; jornalistas e intelectuais. Considerando a música na sua dimensão textual, a perspectiva utilizada neste estudo será a da estética da recepção, no âmbito dos estudos literários, representado pelo pensamento de Hans Robert Jauss. A partir dos conceitos propostos por Jauss e sua adaptação ao campo da música, será também investigada a permanência e atuação da obra de Dorival Caymmi no desenvolvimento da música popular brasileira e, para tanto, será também convocada a contribuição do historiador Fernand Braudel.
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