Acabei de ler agora Ao vivo no Village Vanguard, escrito pelo proprietário dessa famosa casa noturna novaiorquina de jazz, Max Gordon. Por ali despejaram todo seu talento nomes como Miles, Monk, Mingus, Sonny Rollins, e, além dos jazzistas, músicos como Pete Seeger e Woody Guthrie, poetas boêmios como John Gildea e humoristas como Lenny Bruce e Woody Allen. Leitura fluente e agradável, bons causos, como deve ser esse tipo de livro. Ao mesmo tempo ele é mais, pois narra como poucos aquilo que podemos classificar como a "alma" de uma espelunca, a sinergia entre música, conversa, pessoas, comida, o arranjo entre o ambiente e o que rola dentro dele. Livro recomendado a todo interessado em música popular, e aos entusiastas e estudiosos do jazz particularmente. Aliás várias vezes o autor menciona o fato de ser procurado por estudantes universitários para entrevistas, enquanto ainda escrevia o livro. Um trecho pra atiçar o interesse:
Quando Gary Giddins, o crítico de jazz, tinha 15 anos, gastava a mesada de 2 dólares que seu pai lhe dava para ir ao Vanguard ouvir Miles Davis no domingo à tarde. Ele chegava cedo, pegava uma cadeira de frente. Miles era um de seus heróis do jazz, Um domingo, Miles, saindo do palco no final da primeira parte do show, parou para apagar seu cigarro no cinzeiro da mesa do Gary. 'Aqui, guarde isso' disse ele a Gary. 'Algum dia isso vai valer algum dinheiro'. Max Gordon . Ao vivo no Village Vanguard. Cosac Naify, 200, p.154.
--\\//--
P.S. abril de 2016Aproveitando a passada para corrigir e recuperar links quebrados, acabei pensando que seria interessante acrescer ao comentário algumas imagens do lugar e também algum som, o que já havia pensar em fazer anteriormente.
Foto noturna do Vanguard, em 1976. Site oficial
Foto do emblemático letreiro, em 2015.
Alguns álbuns gravados ao vivo no Vanguard [aqui uma galeria completa]
Vídeo completo: Freddie Hubard live at the Village Vanguard
Trumpet - Freddie Hubbard
Bass - Ron Carter
Piano - Cedar Walton
Drums - Lenny White
Nenhum comentário:
Postar um comentário