Quinta indicada - CANOA, CANOA, de Nelson Ângelo e Fernando Brant. Canção ímpar, violenta em seu intervalo de trítono na melodia febril de Nelson Ângelo, que se tornou, como Fazenda, do mesmo autor, um clássico sem nunca ter sido muito tocada nas rádios ou nos shows do intérprete Milton Nascimento. Com uma tonalidade ambígua, a harmonia passeia entre um sol maior e um si menor, sem nunca se definir claramente, a não ser no B, espécie de refrão, que é claramente em mi menor. A tradução do tema indígena* para a canção popular foi uma veia usada por Fernando Brant em pelo menos mais uma música : Promessas do Sol, mas Canoa Canoa talvez seja uma experiência ainda mais bem sucedida, com um refrão contendo nada mais do que nomes de peixes amazônicos** e ainda assim sendo altamente contagiante e poderoso. Arranjo primoroso do compositor, que toca o violão, com Wagner Tiso ao Piano, Nenê na Bateria, e Novelli no baixo acústico, além de Danilo Caymmi na Flauta. [Por Pablo Castro]
CANOA, CANOA
Canoa canoa desce
No meio do rio Araguaia desce
No meio da noite alta da floresta
Levando a solidão e a coragem
Dos homens que são
Ava avacanoê
Ava avacanoê
Avacanoeiro prefere as águas
Avacanoeiro prefere o rio
Avacanoeiro prefere os peixes
Avacanoeiro prefere remar
Ava prefere pescar
Ava prefere pescar
dourado, arraia, grumatá
piracará, pira-andirá
jatuarana, taiabucu
piracanjuba, peixe-mulher
piracará, pira-andirá
jatuarana, taiabucu
piracanjuba, peixe-mulher
jatuarana...
Ficha técnica:
Violão e vozes: Milton Nascimento
violão: Nelson Ângelo e Paulo Jobim
piano: Wagner Tiso
baixo: Novelli
flauta: Danilo Caymmi
bateria: Nenê
bambu e pios: Pedro dos Santos
cellos: Márcio Mallard, Watson Clis, Jacques Morelenbaum e Alceu Reis
coro: Milton Nascimento, Novelli, Nelson Ângelo e Lô Borges
arranjo vocal: Milton Nascimento
orquestração e regência: Nelson Ângelo
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Notas do editor:
"E eu fui tirando muitos temas também da natureza. “Canoa, canoa.” Era
fruto do meu trabalho de leitura, de informação. “Canoa, canoa” é porque
é um negócio dos Ianomâmi… Ianomâmi não, Avacanoeiros. O Tavinho que me
contou essa história e eu fui procurar saber mais. O negócio deles é
viver na canoa. A casa deles é a canoa. A melodia é impressionante.
Quando veio, eu falei: “Não, isso só pode ser. Está batendo o remo”. É
impressionante. Negócio de letrista é um negócio engraçado, porque
quando a gente vai fazer a letra… Normalmente, se você ouve a música, aí
você fica querendo saber o que aquela música quer dizer. O processo
primeiro é esse. Até descobrir o que a gente chama o mote. Quando
descobre, aí a gente faz fácil. Antigamente às vezes a gente tinha
dificuldade, às vezes ficava muito tempo sem fazer, porque dependia
muito da provocação do parceiro mandar música. Quando a gente ia pegar
uma música, demorava. Eu me achava burro pra danar. Mas quando você acha
qual é da música… O som da música tem muito a ver pra você achar as
palavras pra caberem ali. É um processo mesmo de parceria. É um negócio
interessante."
(trecho do depoimento de Fernando Brant na página do Museu Clube da Esquina)
Trabalho acadêmico de interesse:
Clara Lugão. “TENHO SÉCULOS DE ESPERA NAS CONTAS DA MINHA COSTELA”: O CLUBE DA ESQUINA E OS GRUPOS ÉTNICOS. link
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Obrigada pela prestimosa informação. Sou interprete e essas informações são importantissimas pra quem quer cantar com verdade a sua canção.
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