Cerejas

Silêncio

A Câmara Municipal está tratando de abolir os barulhos harmoniosos da cidade: os auto-falantes e as vitrolas. [...]
Gosto daqueles móveis melódicos e daquelas cornetas altíssonas. Fazem bem aos nervos. A gente anda, pelo centro, com os ouvidos cheios de algarismos, de cotações da bolsa de café, de câmbio, de duplicatas, de concordatas, de "cantatas", de negociatas e outras cousas chatas. De repente, passa pela porta aberta de uma dessas lojas sonoras e recebe em cheio, em plena trompa de Eustáquio, uma lufada sinfônica, repousante de sonho [...] E a gente pára um pouco nesse halo de encantado devaneio, nesse nimbo embalador de música, até que a altíssima farda azul marinho venha grasnar aquele horroroso "Faz favorrr, senhorrr!", que vem fazer a gente circular, que vem repor a gente na odiosa, geométrica, invariável realidade do Triângulo - isto é, da vida."
Urbano (Guilherme de Almeida), 1927.

16 de janeiro de 2012

Gracias a la vida, Volver a los 17 em 1976

Em 1976 o espetáculo “Falso Brilhante” [o LP foi remixado pela Trama em 2007], de Elis Regina, com recorde de público, foi considerado “o show do ano”. Um dos maiores sucessos de sua carreira, permaneceu por um ano e meio em cartaz no antigo Teatro Bandeirantes. Uma das canções do repertório era Gracias a la vida, mais uma obra-prima de Violeta Parra consagrada na voz de Mercedes Sosa, mas que na de Elis também encanta.

 Aliás, não por acaso, foi em 1976 que Mercedes Sosa tornou-se mais conhecida no Brasil, ao gravar Volver a los 17 em um maravilhoso dueto com Milton Nascimento no disco "Geraes". Adiante falarei mais desse encontro e também desse disco importantíssimo na carreira de Milton e na história da música popular lationoamericana. Por agora basta o prazer de assisti-los...

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